sexta-feira, novembro 17, 2006

Dia Mundial das Calinadas

Ora bem, como toda a gente sabe, hoje é o dia mundial das calinadas, que para quem não sabe o que é, são aqueles disparates que dizemos, sem nexo nenhum, e que quando os dizemos, dá direito a pelo menos um tom de face muito rosado e à"chacota" geral. Bom, mas há no meio de isto tudo factores que podem aumentar ainda mais os efeitos devastadores de uma calinada em algo à grande escala. E são eles o facto de o calinador ser um tipo famoso e o de a calinada ser dita em directo para grande parte da população portuguesa incluindo imigrantes que apanhem a RTP internacional. Mas hoje, aqui no humilde Raia Gorda eu gostava de comemorar este dia tão importante para mim, sim porque a calinada é algo que me faz rir como nada, até ser apanhado em alguma é claro, com nada mais nada menos que os maiores, os mais audazes e destemidos Calinadores que este humilde pedaço de terreno junto a Espanha conheceu. Falo é claro, de João Pinto antigo capitão do F.C.P. e do também sobejamente conhecido comentador desportivo Gabriel Alves. Espero que este dia mundial da calinada seja para para vós, tanto quanto para vós todos! e cá está a minha calinada comemorativa do dia das calinadas.. Fraquinha confesso, mas algo propositado para dar ainda mais ênfase ao que a seguir vou expôr. Para que não as conhece, divirta-se para quem já as conhece que se divirta à mesma ao relembra-las.

João Pinto (Defesa lateral e capitão do F.C.P.)

Estava lesionado (ou castigado) e não podia jogar, e perguntaram-lhe se a sua ausência não ia influenciar o rendimento da equipa:- "Comigo, ou 'sem-migo', o Porto vai ser campeão!"
Foi receber um prémio (qualquer), e produziu o seguinte discurso:- "O meu coração só tem uma cor : azul-e-branco."

Repórter: - "João Pinto, prognósticos para este encontro?"- "Prognósticos só no fim do jogo."

Repórter: - "João Pinto, felicidades para o jogo."- "Obrigado, igualmente."

No fim de um jogo em que o F.C.Porto ganhou. Reporter: - "João Pinto, felizes com mais esta vitória?"- "Sim, estamos felizes porque estamos contentes."

Neste jogo, J. Pinto tinha marcado um golaço num remate de primeira. Entrevistado no fim do jogo, teve o seguinte comentario:- "Não foi nada de especial, chutei com o pé que estava mais à mão!"

Num domingo, depois de um jogo com o Boavista:- "[O Rui Filipe] ...era um jogador com 'H' muito grande, e um homem com dois 'HH' muito grandes."

Num estágio da selecção, os jornalistas estavam a fazer uma reportagem sobre os tempos livres dos jogadores. Chegou a vez do J. Pinto e quando lhe perguntaram o que costumava fazer nos tempos livres do estagio, respondeu :Joao Pinto: - "Costumo fazer isto, aquilo, o outro, ver TV, ler..." Repórter: - "Então e o que costuma ler? Jornais?" JP: - "Sim" R: - "E livros, nao lê?" JP: - "Sim, claro! Por acaso, ando a ler agora um, que até tenho em cima da mesinha de cabeceira."R: - "Qual o título do livro?" J.P., embaraçado: - "Hum... Errr... Não me lembro..."

- "O meu clube estava à beira do precipicio, mas tomou a decisão correcta: Deu um passo em frente."

No fim de um jogo um reporter pergunta ao João Pinto:- "João Pinto, o que é que achou do jogo"?JP: "- Ah, eu não achei nada, mas o Aloísio achou um pente no balneário!"
Gabriel Alves aliás Granel Alves(R.T.P.):

Jogo de hoquei. Um jogador recebeu a bola e passou-a a outro jogador:- "...Fulano passou de uma função receptora para uma função emissora..."

Jogo do Sporting:
- "Juskowiak, a vantagem de ter duas pernas!"

Gabriel Alves a descrever um estádio de futebol:
- "É um estádio bonito, moderno, AREJADO..."

No fim dum jogo da selecção nacional:
- "A selecção não jogou nem bem, nem mal, bem pelo contrário."

Ouve-se no estádio uma parte do público a gritar: "Ó Pinto da Costa, vai pró ca...pi, pi, pi":
- "O público entusiasmado, a apoiar as duas equipas!..."

Durante a Final da Taçaa UEFA, Bayern - Bordeus:
- "Reparem como os jogadores do Bayern se movimentam em figuras geométricas... O futebol é uma arte PLÁSTICA."

Comentário num jogo do mundial dos EUA (94):
- "Humidade relativa muito superior a 100%."

Campeonato do mundo dos EUA (94), no jogo Suécia - Roménia, comentário a uma jogada de ataque dos romenos:
- "George Hagi, estratega da equipa... ... Raducioiu ... ... Já perdeu tempo de remate..., golo!"

Jogo da Supertaça 95 (Sporting - Porto) em Paris:
- "Superavit tecnicista dos centro-campistas do Sporting em relação aos do Porto."

Europeu 96 em Inglaterra, Alemanha - República Checa (que acabariam ambos por chegar à final):
- "No campeonato germânico, jogam muitos jogadores alemães."

Perdidas no éter- "Lá vai o rapidíssimo Lentini"- "Um passe para uma zona de ninguém onde realmente não estava ninguém"

Durante um jogo, este nosso amigo fez o seguinte comentário em relação ao Jean Pierre Papin:- "Jeam Pierre Papin, um jogador extremamente rápido, nada lento antes pelo contrário."

O nosso amigo Granel Alves teve a seguinte saída durante um jogo:- "Faltam dois minutos para o final da partida. O árbitro olhou para o relógio, devendo faltar assim um minuto. Terminou o jogo com a vitória ..."
Boas Calinadas!!

Sem comentários: