quarta-feira, outubro 11, 2006

Tuning

Há uma moda, que já não é de agora, mas sobre a qual eu me tenho debruçado, que queria agora partilhar com vocês. Falo-vos nada mais do que a praga, digo, moda do tunning, que por si só o nome me deixa um bocado baralhado e intrigado. Senão vejamos, tuning traduzido para português significa "afinação", e eu pergunto: afinação de quê? Um gajo que chegue ao carro, abra o capôt e ajuste um parafuso mal apertado já é um gajo tuning? E até aposto que se chegasse a casa e dissesse "Querida, sou adepto da afinação" ela com certeza ia me meter o termómetro (na axila note-se) e mandava-me carinhosamente deitar porque com certeza tinha tido um dia difícil. Mas vamos até considerar que eu até ache a afinação (tuning) uma coisa normal. Para que raio vou eu meter um alerão de 2 metros de altura no carro umas "saias" de lado, uma luz neon por debaixo do beiculo se o meu carro chega aos 120km/h e começa a tremer por todo o lado? Não vos faz confusão? A mim faz. Até porque eu acredito que 80% dos tunings (afinações) que se vêm por aí não passam dos 120km/h sem que os ocupantes se sintam com quem está numa máquina de lavar roupa no programa de centrifugação. Outra: e barulho que estes personagens caricatos põem os carros a fazer? será alguma espécie de fetiche ir dentro de uma caixa que faz mais barulho que a voz da Julia Pinheiro?! Pior, será que dá algum prazer ter um carro que faça mais barulho que o que ande?! Bem, eu até os entendo. Foi num dia de Agosto, o calor era abrasador, o movimento nas ruas da cidade era grande, típico naquela época do ano, quando sem avisar nem nada a minha panela de escape resolve por termo à vida e suicidar-se ali mesmo, atirando-se ao chão, sem sequer deixar um recadinho de despedida. Foi então que descobri o prazer de se ser "afinação" Dos mais novos aos mais idosos sem distinção de sexos, todos me olhavam com curiosidade. Fui, uma única vez na vida o centro das atenções e tenho a certeza que se passasse naquela hora por ali o primeiro-ministro com o seu cortejo de carros, não ia conseguir desviar de mim as atenções. Tudo terminou, para grande infelicidade minha, quando cheguei à oficina ainda com um ar importante e o mecânico me disse: "Nada a fazer, panela nova". O meu dia perdeu o encanto. Por isso deixo-vos aqui um conselho de aspirante a Psicólogo: jovens, sentem-se rejeitados pela sociedade? Sentem que ninguém vos liga nenhuma? possuem um bólide até 1100 de cilindrada, e não conseguem arranjar namorada para os domingos à tarde? Então possuem os requisitos para se tornarem adeptos da "afinação" Toca a pôr a música a buombar, bufadeira larga, aleirom traseiro, arrastadeiras de lado e vão ver que tudo se vai resolver. Tuning, dê um toque da sua personalidade ao seu carro. Os gajos que os constroem e desenham deviam estar a encher chouriços...

3 comentários:

Anónimo disse...

eu acho que a tolinha de samonde não devia dizer estas coisas em publico (tem algum jeito:" eu já te vi a "afinar" a guitarrra"). oh rapariga tem juizo que isto é um blog de familia. não deverias andar a dizer o que fazes ou deixas de fazer com o rapaz. imaginemos que supostamente um irmão teu, ou pior ainda, uma cunhada tua vinha ver o blog e dava de caras com isto. ia ser um escândalo. e para ti jb tem paciências que as mulheres são assim, esforça-se um gajo para ser conhecido e elas deixam-nos logo ficar mal. Vê lá se atua mãe não vê isto.

Anónimo disse...

Eia!! Ca buomba!

Anónimo disse...

Até parece que conheces uma pessoa que eu cá sei!!! É que têm o mesmo nome: "Tunning"...